"O Hospital Universitário Setor Centro (HUSC), na Rua Floriano Peixoto, foi inaugurado no dia 29 de abril de 1970 às 7h. A internação do primeiro paciente, na Unidade de Pediatria, ocorreu duas horas depois. Ele foi recebido com uma salva de palmas. Na época, havia internação somente nas clínicas médica feminina e masculina; maternidade e pediatria para pacientes oriundos de toda a região. O HUSC iniciou com 30 leitos e 46 funcionários. Algumas enfermeiras foram admitidas no cargo de auxiliar de pedreiro, pois no quadro de pessoal da UFSM, desse período, não existia vaga para enfermeiros. Elas permaneceram nessa situação por aproximadamente 3 anos. Os serviços de Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Puericultura foram os primeiros a serem ativados no hospital. A Pediatria e o Berçário, este último inaugurado em 1971, localizavam-se no 5º andar do HUSC e possuíam, no total, 55 leitos. No mesmo ano, entraram em funcionamento a Unidade Masculina (7º andar) e a Feminina (6º andar), ambas com leitos clínicos e cirúrgicos. Não havia clínica cirúrgica no princípio do HUSC. Quando havia necessidade de realizar alguma cirurgia em pacientes clínicos internados no hospital, solicitava-se a ambulância do Hospital da Guarnição Militar de Santa Maria (HGuSM), o qual fazia o transporte até o HCAA e após o ato cirúrgico, a ambulância do referido hospital, fazia o caminho inverso. Isto é, trazia o paciente à unidade de origem. Quanto aos cadáveres, esses eram levados através do pátio interno entre os hospitais até o necrotério do HCAA, pelos funcionários da Enfermagem."
Fonte: https://docs.bvsalud.org/biblioref/bdenf/2010/bde-25600/bde-25600-128.pdf Resgatando Fragmentos da História da Enfermagem do Hospital Universitário de Santa Maria – RS/BRASIL. Suzinara Beatriz Soares de Lima; Adelina Giacomelli Prochnow; Anamarta Sbeghen Cervo; Janete Maria Denardin; Janete de Souza Urbanetto; Maria Luiza Cioccari do Carmo; Tânia Dubou Hansel; Tânia Solange B. S. Magnago; Vania Marta Pradebon.
“Comecei a trabalhar no Hospital Universitário Setor Centro como enfermeira bolsista, logo depois de me formar na FACEN (Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira), em março de 1971. Fui lotada no Centro Cirúrgico, que funcionava ao lado do Centro Obstétrico, no 4º andar. Recordo que no 6º andar ficava a Pediatria e no 5º a Clínica Médica. Na ponta, foi aberto o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do HU – o primeiro de Santa Maria e do interior do Rio Grande do Sul. O CTI iniciou com a oferta de três leitos adulto. Assim que abriu, fui transferida para lá.” Naura Sílvia Machado Coutinho, Enfermeira