Álbum de Memórias

HUSM 50 anos - 1970-2020
14 abraços
1 compartilhamento

Atendimento internação da Ala Pediátrica no Hospital Universitário Setor Centro.

"A Pediatria e o berçário, esse último inaugurado em 1971, localizavam-se no 5º andar do HUSC e possuíam, no local, cinquenta e cinco leitos. Da data de inauguração da Pediatria até o dia 26 de julho de 1970, trinta e cinco leitos haviam sido ocupados; nesse período, ocorreram oito óbitos."

Fonte: https://docs.bvsalud.org/biblioref/bdenf/2010/bde-25600/bde-25600-128.pdf Resgatando Fragmentos da História da Enfermagem do Hospital Universitário de Santa Maria – RS/BRASIL. Suzinara Beatriz Soares de Lima; Adelina Giacomelli Prochnow; Anamarta Sbeghen Cervo; Janete Maria Denardin; Janete de Souza Urbanetto; Maria Luiza Cioccari do Carmo; Tânia Dubou Hansel; Tânia Solange B. S. Magnago; Vania Marta Pradebon.

" Lembro que em 1979, quando estava cursando Medicina, durante a disciplina de Pediatria, havia a prática na Internação Pediátrica. Havendo uma enfermaria com 10 leitos para hidratação das crianças. A desidratação era muito frequente naquela época." Larry Cassol Argenta, médico Pediatra, professor aposentado da UFSM, Diretor Clínico ( 1998 - 2006) e chefe da Divisão Médica (2013 a 2017).

Enviado por: Departamento de Arquivo Geral da UFSM - fotógrafo não identificado UFSM 1971 304.001
10 abraços
1 compartilhamento

Atendimento nos ambulatórios do Hospital Universitário Setor Centro. " O Serviço de Enfermagem, em virtude da falta de pessoal, sofreu desde o início de sua estruturação e organização. Uma solução viabilizada, naquele momento, pelo Departamento de Administração Hospitalar (DAH), foi celebrar um convênio entre a FACEN e o HUSC para incluir, nas escalas de serviços do hospital, algumas alunas formandas do Curso Superior de Enfermagem (turma 1970) como bolsistas remuneradas, e algumas estagiárias desse curso, bem como estagiárias do Curso de Auxiliar de Enfermagem. No final do curso, elas foram convidadas a permanecer como funcionárias da instituição; a maioria aceitou e foi contratada pela UFSM em 01 de janeiro de 1971. Em 1972, foi realizado o primeiro concurso para enfermeiros, mas somente em 1973, ocorreu a efetivação deles pelo Ministério da Educação. (...) Nos primeiros tempos, até meados de 1972, à noite, o enfermeiro responsável pela Unidade ficava de sobreaviso, em casa. Mais tarde, após 1973, iniciou-se a Supervisão Noturna de Enfermagem, com os enfermeiros: Francisco Augusto Stefanello, Zidonia Lenz e Henriqueta Selli."

Fonte: https://docs.bvsalud.org/biblioref/bdenf/2010/bde-25600/bde-25600-128.pdf Resgatando Fragmentos da História da Enfermagem do Hospital Universitário de Santa Maria – RS/BRASIL. Suzinara Beatriz Soares de Lima; Adelina Giacomelli Prochnow; Anamarta Sbeghen Cervo; Janete Maria Denardin; Janete de Souza Urbanetto; Maria Luiza Cioccari do Carmo; Tânia Dubou Hansel; Tânia Solange B. S. Magnago; Vania Marta Pradebon.

Enviado por: Departamento de Arquivo Geral da UFSM - fotógrafo não identificado UFSM 1971 085.005
7 abraços
0 compartilhamentos

Atendimento nos Ambulatórios do Hospital Universitário Setor Centro.

Enviado por: Departamento de Arquivo Geral da UFSM - fotógrafo não identificado UFSM 1971 085.007
6 abraços
0 compartilhamentos

Atendimento Ambulatorial do Hospital Universitário.

Enviado por: Departamento de Arquivo Geral da UFSM - fotógrafo não identificado UFSM 1971 085.002
9 abraços
0 compartilhamentos

O auditório do então hospital Psiquiátrico recebe o nome de Sala Gulerpe.

A sigla GULERPE significa Grupo Universitário Latino americano de Estudos para a Reforma e Aperfeiçoamento da Educação. O grupo era constituído por reitores, professores e representantes de Universidades do México, Chile, Costa Rica, Estados Unidos, Nicarágua, Peru, Argentina, El Salvador, Guatemala, Paraguai, da quase totalidade das Universidades no Brasil bem como, de enviados especiais representando os órgãos governamentais e entidades internacionais. Os integrantes se reuniram em 1965, 1966 e 1967 - respectivamente - nas cidades de Guadalajara, Cali e Vinã del Mar. A quarta reunião do grupo aconteceu entre os dias 11 e 17 de abril de 1971, em Santa Maria, no auditório do Hospital Psiquiátrico. Nessa ocasião, o reitor José Mariano da Rocha apresentou a tese “Ação da Universidade no Desenvolvimento de sua área Geo-educacional”, e o professor Carlos Monge Alfaro, da Costa Rica, apresentou a tese “Influencia da Universidade na sua área geo-educativa”. Durante o encontro foi descerrada uma placa comemorativa ao evento. Após, o espaço passou a chamar-se “sala GULERPE”.

Enviado por: Departamento de Arquivo Geral da UFSM - fotógrafo não identificado UFSM 1971 037.007
5 abraços
0 compartilhamentos

"Em 1971, soma-se à equipe de Psiquiatria de Santa Maria, o médico psiquiatra Pedro Martinez, com formação em Porto Alegre. Nesse mesmo ano, deu-se início ao projeto do Hospital Psiquiátrico (HP), na cidade universitária, Campus da UFSM, Bairro Camobi, em Santa Maria."

Fonte: Dolores Reginato Chagas. Usuário de crack: uma análise crítica sobre construção de classe de pessoas. Universidad Nacional de Tres de Febrero. Posgrado em Epidemiologia e História de La Ciencia. Buenos Aires. 2015.

OBS: A data exata da vinda do dr. Martinez ao HUSM ainda não foi identificada. Usamos, provisoriamente, a data de 01/01.

Enviado por: Departamento de Arquivo Geral da UFSM - fotógrafo não identificado UFSM 1978.220.012
8 abraços
1 compartilhamento

A foto, de autoria desconhecida, foi publicada na contracapa do Vol.3 do Boletim do Instituto da Fala, em 1971. Nessa época, parte dos ambulatórios do Instituto da Fala funcionavam no prédio que,uma década mais tarde, se transformaria no Hospital Universitário de Santa Maria, no Campus da Universidade Federal de Santa Maria, em Camobi.

" O Instituto da Fala funcionava onde hoje é o ambulatório de Pediatria, Ginecologia, no andar térreo do HUSM. Era toda aquela área. Eu me lembro dela.Quando criança, nós andávamos sempre junto do pai e da mãe. Como nós morávamos muito longe, lá no Bairro Patronato, a gente dependia deles para ir embora. Não tinha ônibus, então tínhamos que ficar esperando para ir para casa.Mais tarde, o Instituto da Fala acaba sendo o Departamento da Fala e depois se transforma no primeiro curso de graduação de Fonoaudiologia reconhecido no Brasil." Virgínia Cóser, médica, filha de Reinaldo Fernando Cóser, diretor do Departamento da Fala.

Enviado por: Arquivo Pessoal Virgínia Coser
Ano anterior Próximo ano