" A Classe Hospitalar do HUSM foi uma modalidade de ensino que delineou o espaço do aprender em ambiência hospitalar, potencializando a continuidade da escolarização do paciente-aluno a partir de metodologias educativo-escolar e lúdico-educativa, bem como o vínculo com o mundo extra-hospitalar. Sendo a segunda classe a ser criada no RS, foi implantada e implementada de 20 de fevereiro de 1995 a 2017 pela Profª. Drª. Leodi Conceição Meireles Ortiz, tendo como colaboradores bolsistas e professores voluntários. Esta ação foi premiada em 1996 no 1º Concurso de Experiências Inovadoras de Gestão na Administração Pública Federal e em seu território, chancelou pesquisas nos campos da educação e da saúde, ensino escolar, formação de professores e extensão, além de dar fomento a publicização de artigos em periódicos científicos, capítulos de livros e livros. Portanto, este locus assegurou por 23 anos o cumprimento do direito à educação de crianças e jovens em tratamento de saúde no HUSM." Profª. Drª. Leodi Conceição Meireles Ortiz
Foto: As mãos entrelaçadas da professora e do paciente-aluno. Ela, segurando um exemplar da primeira coleção pedagógica de classe hospitalar. Ele, com outro exemplar, lendo uma poesia.
Criado o Ambulatório de Transtornos do Humor (ATH) - uma inovação no Serviço de Psiquiatria do HUSM que até então não dispunha de ambulatórios especializados. Ofereceu atendimento clínico individual e nos Grupos de Lítio (mensais, bimestrais e trimestrais), além de seminários acadêmicos semanais, preceptoria e supervisão clínica para os residentes de psiquiatria do HUSM .
Embasado nos preceitos da Psicoeducação e Clínica Ampliada, teve um papel relevante para a reinserção social de centenas de usuários do serviço que passaram a prescindir de internações psiquiátricas a partir do engajamento a um percurso terapêutico ambulatorial adequado. Foi a base para a criação da Associação de Familiares, Amigos e Bipolares (AFAB), em 1997, para as sete edições dos Encontros Regionais da AFAB, tradicionais congressos bienais trazendo referências nacionais como palestrantes e para a criação do Espaço Nise da Silveira & AFAB em 2015.
Na foto: logomarca do ambulatório reformulada em 2015, quando comemorou duas décadas de funcionamento.