Criada a Comissão de Gestão Ambiental e Higiene Hospitalar do HUSM. Era formada por profissionais do hospital universitário e outros departamentos da Universidade Federal de Santa Maria, além de pesquisadores de universidades Alemãs. Tinha como objetivo orientar os diversos serviços do hospital em relação à higiene da água, ar, alimentos, produtos farmacêuticos e descarte de sólidos e líquidos.
" O que motivou a criação da nossa Comissão foi um Simpósio Internacional de gerenciamento de resíduos que ocorreu na UFSM naquele mesmo ano. Pesquisadores alemães chegaram a visitar o HUSM e nos deram orientações quanto a Gestão Ambiental. Entre as primeiras mudanças que adotamos está a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos do hospital, campanha de conscientização para fazer a segregação adequada de resíduos. Foram elaborados ainda indicadores sobre a geração de resíduos, padronizamos a classificação correta dos resíduos com a identificação das lixeiras para o descarte. Com relação ao controle do consumo de água, foram instalados hidrômetros. Também providenciamos a troca das lâmpadas florescentes por lâmpadas LED para reduzir o consumo e promovemos eventos anuais, aberto para comunidade." Iara Terezinha Barbosa, enfermeira, membro da Comissão.
Na foto: sentados: Terezinha Peres, Sônia Cervo Sulzbach, Margarete Giacomini, Maria de Lourdes Afonso dos Santos. Em pé: Djalma Dias da Silveira, Stela Nuccia Ibaldo Cantarelli da Silva, Tânia Resener, xxxx, Elaine Resener, Iara Barbosa e Terezinha Dotto.
Precisamos da sua ajuda para identificar os demais integrantes da foto. Envie para assessoria.husm@ebserh.gov.br
Visita de comitiva do Consulado do Japão. Na ocasião, o Hospital Universitário de Santa Maria foi indicado, pela comunidade japonesa local, para receber a doação de quatro respiradores e quatro monitores para o recém-inaugurado Pronto-socorro Regional.