Álbum de Memórias

HUSM 50 anos - 1970-2020
5 abraços
0 compartilhamentos

AFAB recebe menção Honrosa no Prêmio de Inclusão Social - Saúde Mental, entre os 125 projetos inscritos para concorrer a premiação.

Enviado por: Departamento de Arquivo Geral da UFSM - Arquivo PDF - Jornal da UFSM. pag 11
5 abraços
0 compartilhamentos

O HUSM está entre os 18 hospitais que receberam a certificação pelo Ministério da Saúde.

Enviado por: Departamento de Arquivo Geral da UFSM - Arquivo PDF - Jornal UFSM. pag 04
6 abraços
0 compartilhamentos

O HUSM integrou o grupo dos primeiros 18 hospitais de ensino do país a serem certificados pelo Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino. O processo de certificação levou em consideração 17 quesitos e iniciou no mês de julho, com a avaliação dos técnicos do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. Dentre esses critérios estavam investimento na qualidade de ensino, oferta de cursos de pós-graduação e a existência de projetos de humanização. Ao implantar o Programa de Reestruturação, os hospitais passam a receber de acordo com o cumprimento da metas firmadas com o gestor. No modelo anterior, o repasse de recursos era baseado na produção de serviços.

Na foto: Equipe de técnicos do Ministérios da Saúde e da Educação visitaram o HUSM em julho de 2004.

Enviado por: Arquivo Digital do Hospital Universitário de Santa Maria
4 abraços
0 compartilhamentos

Fundada a Associação dos Amigos do Hospital Universitário de Santa Maria (AAHUSM) - uma instituição civil de direito privado e com finalidade filantrópica.

A associação surgiu da intenção e do trabalho de um grupo de pessoas da comunidade santamariense, preocupadas em manter a qualidade de vida dos pacientes do Hospital Universitário de Santa Maria e de seus familiares.

Na foto: Primeira diretoria da AAHUSM na data de fundação Da esquerda para direita (sentados): Dra. Virgínia Coser - Diretora Técnica, Márcia Rasi - Vice-diretora Presidente, Zeferino Gilberto da Silva - Diretor Presidente, Dra. Elaine Resener - Ex - Diretora do Hospital e Cleusa G. Castro - Diretora Administrativa da AAHUSM. Em pé, a Diretora Financeira, Jane Zofólli, e membros dos Conselhos Fiscal e Consultivo.

Enviado por: Arquivo Digital do Hospital Universitário de Santa Maria
5 abraços
0 compartilhamentos

"O Projeto intitulado “Um Novo Modelo de Cuidado aos Usuários da Psiquiatria da Unidade Psiquiátrica do HUSM Santa Maria: Uma Experiência de Trabalho Desinstitucionalizado”, foi executado no período de abril de 2004 a fevereiro de 2007, sob minha coordenação. Na época eu coordenava a Enfermagem da Unidade Psiquiátrica.

Os usuários do Serviço de Internação de Psicóticos - Paulo Guedes participavam de atividades como horta, musculação, natação, pintura, escultura, computação, passeios, caminhadas, rodas de conversas, exibição de filmes, círculos de orações, visitas ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) entre outras, especialmente no Campus Universitário.

O planejamento das mesmas era distribuído de segunda a sábado nos turnos manhãs e tardes e em duas noites semanais. Os locais que eram realizadas as atividades eram no Politécnico, no Centro Educação, no Centro de Educação Física e Desportos, no Centro de Artes e Letras e na unidade de internação.

Esse projeto integrou profissionais de diferentes áreas sendo que a Enfermagem era a mais envolvida, porém contávamos com o Serviço Social, Psicologia, os Amigos do HUSM e vários voluntários. Buscávamos oportunidades criativas de interação, trocas e vivências, tanto para os profissionais, voluntários, comunidade e usuários do serviço que pudessem desmistificar, aproximar e tornar mais leve vivenciar o sofrimento psíquico." Vergínia Rossato, Enfermeira.

Enviado por: Arquivo Pessoal - Enfª Verginia Rossato
6 abraços
0 compartilhamentos

"O projeto CONVIVER foi desenvolvido no Centro de Artes e Letras da UFSM e na Unidade Paulo Guedes, de 15 de março de 2004 até 20 de dezembro de 2008. Surgiu a partir do intuito de buscar um novo modelo de cuidado de Saúde Mental, a partir da Reforma Psiquiátrica. Os pacientes saiam do espaço da internação, acompanhados da equipe e/ou dos familiares, para realizar atividades como desenho, pintura e colagem, modelagem, fotografia e vídeo em outros locais do Campus da Universidade Federal de Santa Maria. O início das atividades contou com a participação voluntária da aluna na época, Maira Pinto Rodrigues e da professora de desenho Suzana T. Gruber Vaz. O objetivo do projeto era ativar e recuperar elementos culturais apagados pela doença ou pelo não acesso fora do ambiente hospitalar."

Enfermeira Verginia Medianeira Dallago Rossato.

Na foto: Escultura, próxima ao CAL, após intervenção artística dos pacientes da Paulo Guedes.

Enviado por: Arquivo Pessoal Enfª Verginia Rossato
Ano anterior Próximo ano