Álbum de Memórias

HUSM 50 anos - 1970-2020
5 abraços
0 compartilhamentos

Criado o Espaço Nise da Silveira - um projeto de extensão com o objetivo de complementar e ampliar as ações da Associação de Familiares, Amigos e Bipolares (AFAB), quanto a capacitações e articulação em saúde mental e expandir sua clientela para qualquer pessoa com sofrimento psíquico.

Desenvolve ações em Rede de Atenção Psicossocial, promovendo parcerias intersetoriais e interdisciplinares, tanto regionais quanto nacionais, sendo um projeto guarda-chuva que abarca diversos subprojetos. Organiza palestras, congressos e faz o acolhimento clínico de usuários de serviços de saúde mental. Desenvolve suas atividades no 5º andar do prédio da Antiga Reitoria, no centro da cidade.

Enviado por: Martha Noal - psiquiatra. Arquivo Pessoal
2 abraços
0 compartilhamentos

Firmada parceria entre o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e a Justiça Federal e criado o Serviço de Compras Judiciais.

Desde então, o hospital já realizou mais de 400 processos administrativos para intermediação de compra de medicamentos judiciais e insumos hospitalares, destinados à pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os pacientes beneficiados são aqueles que entram na Justiça para receber medicamentos/materiais, que não são fornecidos pela União, Estado e/ou município.

A parceria entre HUSM e Judiciário trouxe economia para os cofres públicos. Ao longo desse período, o HUSM conseguiu finalizar o processo de compra para o Judiciário por menos da metade do valor apresentado pelo paciente.

Enviado por: Assessoria de Imprensa do HUSM
2 abraços
0 compartilhamentos

Husm está entre os três hospitais universitários levados à Espanha para intercâmbio - Os Superintendentes e Gerentes de Atenção à Saúde de três hospitais universitários federais foram à Espanha visitar hospitais de referência. O intuito era partilhar experiências em regulação assistencial e no aprimoramento da capacidade gerencial.

A iniciativa integra o projeto de consultoria internacional, desenvolvido pela Diretoria de Atenção à Saúde-DAS/Ebserh e o Consórcio de Saúde e Catalunha Social (CSC), da Espanha, em parceria com o Hospital Universitário do Maranhão (HU-UFMA), o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM) e o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL-UFRN), filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A implementação do projeto ocorre desde novembro de 2014.

O objetivo era conhecer o modelo e os dispositivos de regulação assistencial adotados pelos hospitais da Catalunha, com potencial para contribuir com a melhoria da organização dos serviços assistenciais prestados pelos hospitais universitários e a qualificação da gestão hospitalar.

Na foto: Soeli Guerra, gerente de Atenção à Saúde do HUSM (blusa azul), e Elaine Resener superintendente do hospital (blusa estampada).

Enviado por: Arquivo Digital da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh
2 abraços
0 compartilhamentos

O primeiro equipamento de Ressonância Magnética do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) foi transportado para a futura sala de atendimento, no HUSM. O aparelho, importado dos Estados Unidos, custou R$ 1,6 milhões e estava no depósito da Universidade Federal de Santa Maria, enquanto a obra para instalação no hospital estava sendo feita. A transferência durou 12 horas e envolveu entorno de 10 profissionais.

Enviado por: Assessoria de Imprensa do HUSM
2 abraços
0 compartilhamentos

"Desde 2005, o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) desempenha importante papel de referência para o atendimento às pessoas em situação de violência sexual (VS). Em 2014, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH), juntamente com representantes do Município e Regional, organiza e passa a coordenar um grupo Multiprofissional e Interinstitucional denominado Grupo de Trabalho Integrado de Enfrentamento às Violências (GTIEV). Esse grupo, em reuniões quinzenais e/ou mensais, começou a discutir o tema com os profissionais da Instituição e Rede buscando garantir um atendimento de qualidade. A partir dos encontros e discussões do grupo, no dia 19 de maio de 2015 o GTIEV articulou, junto a Promotoria de Justiça Especializada de Santa Maria, reunião na qual o HUSM se comprometeu em organizar serviço para o atendimento as pessoas que sofrem violência sexual. No mês de novembro do mesmo ano, o HUSM passou a integrar o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), como Hospital de Referência para atendimento às Vítimas de Violência Sexual. Em Dezembro, foram nomeadas 05 profissionais no HUSM para atuarem na “Equipe de Matriciamento em Violência Sexual”, ratificados em Portaria de fevereiro de 2016, revisada em Portaria-SEI nº 106, de 07 de maio de 2020. Para formalizar este trabalho que estava sendo feito, foi elaborado no HUSM o projeto de extensão “Violência Sexual é uma questão de Saúde: vamos falar sobre isso?!”, aprovado em 11/01/2016 com o número 042051, objetivando qualificar os profissionais de saúde e assistência social para o atendimento e registro das violências sexuais, além de sensibilizar os profissionais da área para o atendimento." Verginia Medianeira Dallago Rossato, enfermeira.

Enviado por: Arquivo Pessoal - Enfª Verginia Rossato
2 abraços
0 compartilhamentos

No dia 15 de maio, iniciou a vacinação contra a gripe H1N1 na Unidade Celular de Intendência da Base Aérea, montada entre o Pronto-Socorro e o Serviço de Radioterapia do hospital

Dezesseis militares da Base Aérea – com apoio dos engenheiros do Hospital Universitário (HUSM) - montaram as três Unidades Celulares de Intendência (UCI) - cedidas pelo 5º COMAER, de Canoas - para servir de espaço para vacinação contra gripe.

As unidades de lona mediam 25m² cada. Todas elas eram climatizadas e revestidas com isolante térmico.

A decisão, segundo a enfermeira Rosângela Machado, coordenadora do PS, tinha como objetivo desafogar a sala de vacina, que por dia chegava a aplicar 500 doses, e testar a climatização da estrutura instalada para dar suporte ao Pronto-Socorro, durante a finalização da obra da Central de UTIs.

Enviado por: Assessoria de Imprensa do HUSM
2 abraços
0 compartilhamentos

Abertura do Cartório de Registro Civil para o registro dos recém-nascidos do HUSM - As mamães que realizarem seu parto no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) voltarão para casa com a Certidão de Nascimento da criança em mãos.

O convênio faz parte do programa Direito ao nome: Erradicação do Sub registro Civil e Ampliação da Documentação Básica, idealizado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) do Estado e tem como meta reduzir o número de recém-nascidos sem registro no Rio Grande do Sul.

Na foto: João Batista de Vasconcellos, Gerente Administrativo do HUSM, Elaine Resener, superintendente do HUSM, e Léa Miotto Bruscato, titular do Cartório de Registros de Camobi.

Enviado por: Arquivo Digital do Hospital Universitário de Santa Maria
4 abraços
0 compartilhamentos

O Projeto Comunidade de Fala foi fundado em abril de 2015, vinculado ao Espaço Nise da Silveira & AFAB. É uma parceria internacional proposta pelo ativista em saúde mental Richard Weingarten ( na foto de camisa azul). O jornalista norte-americano esteve por três vezes na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), treinando a equipe: em 2015, quando de sua implantação e em 2017 e 2018, consolidando conceitos e ampliando seu alcance.

Consiste em palestras com narrativas de pessoas com vivências prévias de adoecimento psíquico, que atualmente se encontram em recuperação e descrevem suas histórias desde os momentos mais difíceis, narrando as etapas do processo de reabilitação, até chegarem à superação. Visa a redução dos estigmas e preconceitos sociais.

Foram realizadas 56 apresentações desde a sua criação, em nove municípios do interior do Estado, além de Porto Alegre e São Paulo, atingindo um público alvo de 2.676 pessoas. O projeto é desenvolvido concomitantemente em quatro cidades brasileiras: São Paulo, Santa Maria, Rio de Janeiro e Salvador, respectivamente e em duas cidades de Portugal: Porto e Évora.

Enviado por: Martha Noal - psiquiatra. Arquivo Pessoal
2 abraços
0 compartilhamentos

Uma importante parceria entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Consórcio Hospitalar Vic, da Espanha, viabilizou o Projeto Gestão de Oferta. Durante dois anos, profissionais do consórcio – com atuação na Catalunha e considerado modelo de saúde nessa área - visitaram o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e outros dois hospitais brasileiros. Entre os objetivos estava o mapeamento da rotina assistencial nas áreas de atendimento hospitalar (internação e consultas) e Urgência, com foco na segurança do paciente.

"Fomos escolhidos porque somos referência nacional em boas práticas. Além do HUSM, os hospitais universitários do Maranhão e de Natal completam a lista dos beneficiados pelo projeto ". recorda a Superintendente do HUSM, Elaine Resener.

Enviado por: Assessoria de Imprensa do HUSM
Ano anterior Próximo ano