Álbum de Memórias

HUSM 50 anos - 1970-2020
4 abraços
0 compartilhamentos

Cães labradores do Corpo de Bombeiros são homenageados pelo trabalho prestado aos pacientes da Psiquiatria e do CTCriac. Reportagem de Dandara Flores Aranguiz.

Enviado por: Diário de Santa Maria
0 abraços
0 compartilhamentos

Orion Mello, professor aposentado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), esteve na Unidade de Comunicação do Hospital Universitário para mostrar o arquivo original que deu origem a logomarca do HUSM, criada nos anos 90. Mello ingressou na UFSM na década de 60. Integrou a equipe da TV Educativa, criada pelo reitor Mariano da Rocha Filho. Lecionou por cerca de uma década no curso de Comunicação Social, foi criador e coordenador do Curso de Comunicação Visual.

Fonte: Daronco, Marilice Amábile Pedrolo. Milímetros da História: Memórias e Identidade da Produção Cinematográfica em 16mm em Santa Maria nos anos 60.- Dissertação de Mestrado, 2017. Pag 251

Enviado por: Arquivo Digital do Hospital Universitário de Santa Maria
3 abraços
0 compartilhamentos

O reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Afonso Burmann, deu posse aos membros do novo Conselho de Administração (Conad) do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).

O Conad é o órgão máximo do Husm, de caráter consultivo e deliberativo em assuntos ligados à administração e à gestão econômica, financeira e de ensino do Hospital, cabendo-lhe, também, o exercício do controle social previsto na Lei Orgânica da Saúde.

Enviado por: Assessoria de Imprensa do HUSM
2 abraços
0 compartilhamentos

Comemoração dos 50 anos do Centro de Ensino e Treinamento Prof. Manoel Alvarez - Residência em Anestesiologia.

O primeiro Programa de Residência Médica da Universidade Federal de Santa Maria iniciou, em 1968, com o Programa de Anestesiologia, cujas práticas aconteciam no Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo. Quatro anos depois da primeira turma - após a inauguração do Hospital Universitário Setor Centro, em 1970 - ocorreu a abertura dos Programas de Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria e Gastroenterologia, seguidos por Psiquiatria, em 1978, Radiologia, em 1981, e Clínica Médica e Cirurgia Geral, em 1983.

Atualmente, a Comissão de Residência Médica da UFSM disponibiliza 48 Programas credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica, sendo 28 Especialidades, 15 Áreas de Atuação e 1 Especialidade com Ano Opcional, reconhecidos pelo Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Na foto: Em frente a placa comemorativa dos 50 anos do CET Prof. Manoel Alvarez, (da esquerda para a direita), Dr. Ivan Pereira da Silva (ex residente), Profª Dra Maria Celoni Godoy (ex residente e prof.a) dr. José Pedro Lauda (ex residente e médico contratado aposentado) Profª Dra Miriam Seligman (ex residente; professora e médica aposentada e ex responsável pelo CET), Dra Estela Ouriques (ex residente) e Dr Eduardo Correa (responsável pelo CET).

Enviado por: Arquivo Pessoal José Pedro Lauda
2 abraços
0 compartilhamentos

Cerimônia em comemoração aos 50 anos do CET Dr Manoel Alvarez, realizada no Salão Bianco Nero, em Santa Maria.

Na foto: Dr.a Mirian Seligman acompanhada das primeiras mulheres residentes da Anestesiologia do Centro de Ensino e Treinamento Dr Manoel Alvarez, Dra Sheila Boff e Dra Violeta Saldanha .

Enviado por: Arquivo Pessoal de Mirian Seligman
2 abraços
0 compartilhamentos

Cerimônia em comemoração aos 50 anos do CET Dr Manoel Alvarez, realizada no Salão Bianco Nero, em Santa Maria.

Discurso proferido pela Profª Dra Miriam Seligman, responsável pelo CET: "Boa noite a todos! Diz um ditado que “aquilo que não é celebrado é porque não mereceu ter ocorrido”.... Por isso essa noite é de pura celebração!!!! Chegar aos 50 anos, como a primeira residência médica de anestesiologia do Hospital Universitário de Santa Maria e primeira do interior do estado é um momento de glória, de recordações e de agradecimentos. Agradecimento, inicialmente, ao fundador, Dr Manoel Alvarez ou como ele realmente gostava de ser chamado - Dr Neco, que teve a coragem, com apenas 30 anos, de sonhar tão grande!!!!!!

Com certeza, a paixão pela anestesia e pelo ensino o impulsionaram a dedicar toda a sua vida profissional a esse projeto, transferindo conhecimentos e formando, ao mesmo tempo, profissionais tecnicamente habilitados e seres humanos éticos e comprometidos a partir do seu modelo.

Foi responsável pelo Centro de Ensino e Treinamento de 1968 até sua aposentadoria, em 1996. E, mesmo depois de aposentado, permaneceu no CET, como voluntário, por mais 10 anos. Nesse período, criou o Serviço de Dor do HUSM, proporcionando aos médicos residentes uma vivência e um aprendizado do que é a verdadeira essência da medicina - saber aliviar a dor.

Nosso reconhecimento também ao Dr José Hamilton Garcia Acosta, que junto com Dr Alvarez, exerceram durante muitos anos, sozinhos, as funções assistenciais e de ensino da anestesiologia. Podia ser dia, noite ou finais de semana, lá estavam eles junto aos residentes, pois não havia contratados no serviço. Eram somente docentes da UFSM.

A transferência do Hospital Universitário Centro para Camobi, na década de 80, coincidiu com a abertura de concursos para médicos não docentes e com a expansão do Serviço e das vagas de residentes.

São inúmeros os preceptores, instrutores, co-responsáveis e docentes que atuaram e ainda atuam no serviço. Não seria possível enumerá-los sem correr o risco de esquecer alguém. A todos, nossa homenagem e reconhecimento.

O CET esteve sob minha responsabilidade de 1997 a 2011, quando fizemos a proposta para SBA da troca do nome do CET que se chamava originalmente CET de Anestesiologia UFSM – HUSM – Camobi, para CET Prof Manoel Alvarez

– SBA/UFSM. Foi uma merecida e justa homenagem para quem deixou um grande legado.

Em 2012 assume a responsabilidade do CET o Dr Eduardo Correa, que permanece até os dias de hoje. Aos 50 anos, o serviço chega consolidado. Reconhecido, ampliado em vagas e em staff, recebendo muitos candidatos oriundos da nossa Universidade e de tantas outras universidades do estado.

Avançamos sempre, apesar dos desafios: hospitais públicos com pouca verba, desinteresse na carreira pública e consequente escassez de recursos humanos, além de normas e regras rigorosas impostas pela SBA e MEC. Competir no ranking dos grandes serviços das capitais é o que tem nos impulsionado a crescer cada vez mais.

É do esforço de cada um, do comprometimento com o Serviço e do cumprimento das normas exigidas que chegamos aos 50 anos. Todos nós aqui reunidos essa noite fazemos parte dessa história!!!!!!

Vejo com muita alegria duas colegas que antecederam a mim e à Dra Élida Rossi e que foram pioneiras como mulheres residentes de anestesiologia do CET. É uma honra tê-las aqui nessa noite Dra Sheila Boff e Dra Violeta Saldanha !!!!!

Também cito a presença da enfermeira Ana Beatriz, que foi nossa parceira cuidando do pós-operatório dos nossos pacientes do HUSM desde o tempo do Hospital Universitário Centro. Acompanhou inúmeras turmas de médicos residentes e foi grande amiga do Neco, do Zé Hamilton, minha e do CET.

Para finalizar, e traduzir o potencial desse Serviço, queremos homenagear, através dos familiares, alguns profissionais que fizeram essa história, e não estão mais entre nós:

Em primeiro lugar agradecer à família do querido Dr Alvarez, pela presença. Nada disso estaria ocorrendo se seu sonho não se tornasse realidade. Convidamos a Dra Marlene e sua neta Maria Luiza , para receberem as flores em nome da família.

Convidamos o Dr José Hamilton e sua esposa Mariana, para receberem as flores em homenagem ao Dr José Hamilton Acosta , pela sua grande contribuição com o CET.

Homenageando o primeiro residente do Serviço, Dr Daltro Correa, pai do atual Responsável CET, Dr Eduardo Corrêa, estendemos a homenagem a todos que aqui foram formados ou estão em formação. Convidamos a Sra Sonia Correa, viúva do Dr Daltro a receber essas flores.

E por último, a comissão organizadora desse evento, composta pelo Dr Pedro Lauda, Dra Aline Valdemeri e por mim não poderia deixar de fazer uma homenagem à Fabrize Muller, esposa do Dr. Gilberto Adames. Fabrize se dedicou de corpo e alma à organização do evento. Não bastou o seu “saber fazer”, teve o “tem que dar certo e o vai dar certo”... Fez com o coração. Essas flores são uma forma de agradecimento.

Aproveitem essa noite! Obrigada mais uma vez pela presença de todos!!!!"

Enviado por: Arquivo Pessoal de Mirian Seligman
2 abraços
0 compartilhamentos

Trecho do Discurso do Dr. João Pedro Lauda, em homenagem ao médico Manoel Alvarez (foto), durante o jantar de Comemoração dos 50 anos do Centro de Ensino e Treinamento.

"(...) Essa residência, criada em 1968, no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo (então hospital escola da UFSM), sob os auspícios da Equipe de Anestesia, lá permaneceu até 1971,quando o Hospital Universitário Centro iniciou suas atividades a pleno. Dr. Manuel Antônio Pereira Alvarez (Neco, como gostava de ser chamado), após concluir a Faculdade de Medicina em 1961, dirigiu-se à Santos (SP) para complementar sua formação em Anestesiologia. De lá trouxe, além do conhecimento, a amizade profissional e o incentivo a Arte de Ensinar do dr. Armando Fortuna. Em uma época que os títulos e a formação de especialistas era gerida, controlada e fiscalizada pela Sociedade de Especialidades,Dr. Manual Alvarez conseguiu a aprovação do Centro de Ensino e Treinamento pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia, após a avaliação dos dr.a Armando Fortuna e José Carlos Ferraro Maia, representantes da SBA. Nesses 50 anos, centenas de novos anestesiologistas foram aqui formados e, com muita honra, aí me incluo. Profissionais estes hoje atuando por diversos estados brasileiros."

Enviado por: Arquivo Pessoal José Pedro Lauda
2 abraços
0 compartilhamentos

Super-heróis alpinistas escalaram o prédio do Hospital Universitário de Santa Maria para dividir seus superpoderes com as crianças internadas no CTCriac.

Enviado por: Diário de Santa Maria
2 abraços
0 compartilhamentos

A jornalista Dandara Flores Aranguiz entrevistou a médica Maria Clara Valadão, que esteve a frente das arrecadações para as obras de melhorias da Pediatria.

Enviado por: Diário de Santa Maria
2 abraços
0 compartilhamentos

Após mutirão solidário, Unidade de Internação da Pediatria é reformada. A música Aquarela, do Toquinho, ganhou vida nas paredes do corredor da Unidade de Internação da Pediatria, no 6º andar do Hospital Universitário de Santa Maria.

A iniciativa dos servidores que trabalham no local, com o apoio e doações de entidades privadas e profissionais liberais, transformaram a unidade de internação. As paredes que antes eram sem cor, exibem trechos da música e seus personagens, o piso foi substituído e os banheiros foram refeitos.

Na foto: Ricardo Baxo Marques, artista responsável por essa transformação.

Enviado por: Assessoria de Imprensa do HUSM
2 abraços
0 compartilhamentos

Impressão 3D começa a ser usada em Neurologia e HUSM realiza cirurgia inédita de cranioplastia. A reportagem é de Dandara Flores Aranguiz

Enviado por: Diário de Santa Maria
2 abraços
0 compartilhamentos

Atendimento de crianças e adolescentes de escolas públicas no Consultório Itinerante de Oftalmologia do HUSM é tema de reportagem de Dandara Flores Aranguiz..

Enviado por: Diário de Santa Maria
2 abraços
0 compartilhamentos

O HUSM instala o sistema de gerenciamento eletrônico por senha para agilizar o atendimento dos pacientes. Após a organização das salas dos ambulatórios e a marcação das consultas agendadas por blocos de horários, o Hospital Universitário de Santa Maria passou a oferecer cerca de 22 mil consultas ambulatoriais mês.

Com tantos pacientes circulando no hospital, foi preciso adotar uma estratégia para organizar as filas e dar agilidade ao atendimento de todas essas pessoas, que se deslocam, diariamente, de 45 municípios da região para tratamento de saúde.

Para isso, foi instalado o sistema de gerenciamento eletrônico por senhas, na Central de Marcação de Consultas. Dessa forma, o paciente chega na portaria principal, se dirige ao guichê de atendimento e recebe a senha correspondente. Com ela em mãos, senta e aguarda a chamada no monitor instalado.

Enviado por: Assessoria de Imprensa do HUSM
2 abraços
0 compartilhamentos

No início de abril, surgem os primeiros casos confirmados de toxoplasmose em Santa Maria naquele ano. A 4ª Coordenadoria Regional de Saúde e o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) do Estado são informados, e passaram a auxiliar na investigação epidemiológica.

No dia 27, o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) inicia o atendimento dos pacientes diagnosticados com a doença, encaminhados pelo município após apresentarem sintomas agudos (dor de cabeça, febre e ínguas na região do pescoço e da nuca) e exames positivos para a doença.

Nesse primeiro dia, foram atendidas 43 pessoas. Após a consulta com o infectologista, os pacientes passaram por avaliação oftalmológica para saber se havia lesão ocular.

Em 13 de agosto, a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, através de seu site , afirma que o surto de Santa Maria foi considerado o maior do mundo. Até então, com 647 casos confirmados da doença.

Na foto: O infectologista Fábio Pedro Lopes (de camisa rosa), que coordenou o trabalho do Ambulatório junto aos residentes.

Enviado por: Assessoria de Imprensa do HUSM
2 abraços
0 compartilhamentos

Depois de 7 anos sendo ofertado em caráter experimental, o Programa de Iniciação Científica do Hospital Universitário de Santa Maria (PROIC) passa a ser ofertado em caráter permanente dentro dos editais internos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Nessa edição, foram contemplados, 34 projetos e disponibilizados R$ 200 mil para pesquisas.

Enviado por: Assessoria de Imprensa do HUSM
3 abraços
0 compartilhamentos

Corpo de Bombeiros de Santa Catarina veio ao HUSM, conhecer de perto, o trabalho de cinoterapia desenvolvido pelos cães do Corpo de Bombeiro local.

Enviado por: Diário de Santa Maria
2 abraços
0 compartilhamentos

A Repórter Thays Ceretta entrevistou a médica Nuclear Clarissa Bornermann sobre a chegada do Gama Probe ao HUSM - equipamento usado no diagnóstico de células cancerígenas.

Enviado por: Diário de Santa Maria
2 abraços
0 compartilhamentos

O Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) passou a oferecer cirurgias oncológicas radioguiadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A aquisição do Gamma Probe (aparelho portátil composto de sonda de detecção e sistema de registro digital da radiação gama) possibilitou que pacientes com câncer de pele e mama fossem beneficiados com a localização do linfonodo sentinela.

Na foto: Maria Cecília Gabbi,médica Nuclear, mostra o aparelho que passou a ser usado no HUSM.

Enviado por: Assessoria de Imprensa do HUSM
4 abraços
0 compartilhamentos

O Centro Integrado de Atendimento à Vítima de Acidente (CIAVA) decide seguir prestando atendimento clínico às vítimas do incêndio da Boate Kiss. A decisão foi tomada pela equipe diretiva do hospital e integrantes do CIAVA, depois que o Ministério da Saúde decidiu pela não-renovação do convênio. Durante os 5 anos, previstos no termo de compromisso, o HUSM prestou 18,2 mil atendimentos.

O Conselho Nacional de Saúde havia recomendado a renovação do convênio - Em outubro de 2017, o Grupo Gestor do Cuidado às vítimas da Kiss – formado por representantes do Hospital Universitário de Santa Maria (união), 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (Estado) e Secretaria de Saúde de Santa Maria (município) – participou, em Brasília, da 298º reunião ordinária do Conselho Nacional de Saúde.

O grupo apresentou dados sobre os atendimentos prestados e solicitou ao conselho a renovação do termo de compromisso assinado com o Ministério da Saúde para manter a assistência especializada às vítimas, a atenção psicossocial e a distribuição de medicamentos por mais 5 anos. O Conselho – por unanimidade – recomendou a renovação do convênio. Contudo, o Ministério da Saúde decidiu pela não renovação do termo, que venceu dia 22 de fevereiro.

Enviado por: Gerência de Atenção à Saúde
2 abraços
0 compartilhamentos

Pela segunda vez em um ano o HUSM conquistou conceito A na Rede Sentinela. A reportagem é de Thays Ceretta.

Enviado por: Diário de Santa Maria
Ano anterior Próximo ano