O servidor Erion Soares - desenhista técnico do Hospital Universitário de Santa Maria - criou o Selo Comemorativo dos 50 anos do hospital inspirado no Selo comemorativo dos 60 anos da Universidade Federal de Santa Maria. A arte ficou pronta no final de 2019. No ano seguinte, o selo passou a ser usado nas peças gráficas produzidas na Unidade de Comunicação durante o ano do aniversário, em adesivos e em canecas personalizadas.
" Para manter a familiaridade com a identidade visual do selo da UFSM, usei o mesmo formato circular e tom de azul, como pano de fundo. A cor dourada, presente nos números, foi escolhida para transmitir a ideia de sabedoria e conhecimento, além de remeter, tradicionalmente, às comemorações de cinquentenário. A logomarca do HUSM aparece estilizada e envolvida pelo número. As formas orgânicas empregadas remetem ao movimento, a ação, dando ideia do grande fluxo de pessoas que por aqui circulam. Tanto em busca da saúde como da Educação." Erion Soares, Desenhista Técnico do HUSM.
A equipe de Auditoria da Qualidade do Hospital Universitário de Santa Maria (foto) encerrou a primeira avaliação interna de qualidade, usando como base no Programa Ebserh de Qualidade. O Programa define como ferramenta para avaliação o Manual de Qualidade, composto por 960 itens de verificação, distribuídos em Processos Finalísticos (assistenciais e de ensino), Processos Gerenciais (processos de gestão) e Processos de Apoio (que dão suporte aos demais processos institucionais), de modo que toda instituição é avaliada na busca de um selo de qualidade institucional.
Durante a Jornada Nacional de Governança e o Seminário Internacional de Pesquisa Clínica – que ocorreram, em Brasília, entre os dias 6 e 9 de novembro –, o Hospital Universitário de Santa Maria recebeu duas menções honrosas das mãos do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Moraes.
A primeira menção honrosa foi pela adesão do hospital ao painel de indicadores de qualidade e segurança do paciente. A segunda, pelo aumento no cumprimento de requisitos legais nos processos de vigilância em saúde e segurança do paciente, ambas no biênio 2016/2018.
Na foto: O presidente da Ebserh, Cleber Moraes, e a superintendente do HUSM, Elaine Resener.
O Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) foi homenageado em Expediente Nobre na Câmara de Vereadores de Santa Maria. A distinção, proposta pelo vereador Valdir Oliveira (PT), fez referência aos 50 anos do hospital, comemorado no ano seguinte. O HUSM é considerado o maior hospital público do interior do Estado, com todos os leitos para atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Posse da primeira Comissão de Ética de Enfermagem do HUSM. A Comissão de Ética é um órgão representativo do Coren/RS nas questões éticas dos profissionais de Enfermagem, que tem como finalidade a orientação, a conscientização, o assessoramento, a emissão de pareceres e a compilação de fatos relacionados ao exercício ético-profissional da categoria na instituição.
Na foto (da esquerda para a direita): a Superintendente do Hospital Universitário de Santa Maria, Elaine Resener; a chefe da Divisão de Enfermagem do HUSM, Suzinara Beatriz Soares de Lima; o Presidente do Coren/RS, Daniel Menezes de Souza; as enfermeiras Rozelaine Maria Busanello, Ezequiel da Silva, Andrelise Maria Nicoletti, Sabrina Gonçalves Aguiar Soares, Luiza de Oliveira Pitthan, Berenice de Oliveira Cruz Rodrigues, Paola Souza Castro Weiss, a Técnica em enfermagem Sandra Saccol da Silva Ramos, a Enfermeira Cecília Maria Brondani, conselheira do Coren/RS, a Gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário de Santa Maria, Soeli Terezinha Guerra e a Jornalista Mariângela Recchia Correa.
Dandara Flores Aranguiz conta a ações da AAHUSM em prol do pacientes do hospital universitário.
Começa a funcionar o aparelho de Ressonância Magnética do HUSM.
O primeiro equipamento de Ressonância Magnética do Hospital Universitário foi importado dos Estados Unidos, em 2011, a um custo de R$ 1,6 milhões e - por uma série de questões técnicas - , levou 8 anos para começar a funcionar.
O exame - primeiro pelo SUS na cidade - é um método de diagnóstico por imagem de alta precisão que não utiliza radiação e permite retratar imagens dos órgãos internos do corpo, sendo utilizado no diagnóstico de várias patologias, como por exemplo: esclerose múltipla, tendinite, derrames em estágio inicial, mapeamento de tumores, infecções no cérebro, medula espinhal ou articulações.