Finalização e entrega da obra da Central de UTIs (prédio ao fundo) pelo Pro-Reitor de Infraestrutura da Universidade Federal de Santa Maria, José Mário Soares, para a superintendente do HUSM, Elaine Verena Resener (foto). Para os dois andares, construídos acima do Pronto-Socorro Regional, foram transferidas as UTIs Covid, Adulto, Pediátrica, Neonatal e, em breve, será transferida a UTI Cardiológica.
O Laboratório de Análises Clínicas do HUSM - Setor de Biologia Molecular passa a integrar a equipe multiprofissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na realização de testes moleculares de Covid-19. O teste, com capacidade de detectar o vírus no início da doença, tem como prioridade pacientes internados com suspeita de coronavírus e profissionais de saúde. O HUSM tem a responsabilidade técnica pela análise das amostras coletadas, o processamento e a liberação dos laudos. Até o dia 11 de junho de 2021, o laboratório já tinha realizado 37,3 mil testes, com 23,3% dos resultados positivo para a doença..
Primeiro dia de funcionamento da UTI Covid. Iniciou com a oferta de 10 leitos. Atualmente, oferece 20 e foi transferida do Pronto-Socorro do HUSM (foto) para a área nova da Central de UTIs. Desde o início da Pandemia, até final 06 de julho 2021, já haviam passado pela UTI Covid 583 pacientes. Desses, 139 foram a óbito. Nesse mesmo local, após a transferência dos pacientes para a nova Central de UTIs do HUSM, foram instalados leitos clínicos para pacientes Covid.
Chegada dos equipamentos para montar a UTI Covid, no Pronto-Socorro do Hospital Universitário. Os equipamentos, enviados pela Secretaria da Saúde do Estado (SES RS), chegaram em kits contendo: 10 camas; 10 monitores; 10 ventiladores pulmonares; 40 bombas infusoras parenterais; 10 bombas enterais; 2 eletrocardiógrafos; 2 carros de parada (incluem equipamentos de ressuscitação, como desfibriladores). No dia 22 de julho, com o aumento no número de paciente e lotação máxima da UTI Covid, passaram a ser ofertados mais cinco leitos para atendimento a pacientes Covid.
Na foto, a superintendente do HUSM, Elaine Resener, a gerente de Atenção à Saúde, Soeli Guerra, e a Chefe da Unidade de Pronto-Socorro, Rosângela Machado, acompanhando a entrega dos equipamentos.
De uma parceria entre o Centro de Ciência da Saúde (CCS), a Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário de Santa Maria (GEP-HUSM) e o Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (SGPTI) do hospital – que viabilizou a Central de Atendimento – nasce o Disque Covid. A central de atendimento colocou à disposição da comunidade dois números de telefone - 3220 8500 e 3213 1800 -, para esclarecer dúvidas referentes ao Covid-19. Até maio de 2021, foram recebidas 16.860 ligações.
Na foto: Gustavo Dotto, chefe da Unidade E-saúde, Emerson Mortari, chefe da SGPTI do HUSM e Gabriela Vaz Pereira, residente da Clínica Médica e voluntária nesse dia. OBS: o uso da máscara de proteção, nesse período, não era obrigatório. Sendo compulsório somente para atendimento direto com o paciente.