UTI Adulto do HUSM passa a contar com Central de Monitoramento 24h - Usados para acompanhar – em tempo real – a evolução dos sinais vitais dos pacientes, os monitores multiparâmetro são equipamentos hospitalares indispensáveis, principalmente em Unidades de Tratamento Intensivo. Os monitores já instalados - desde julho de 2021 - junto aos 20 leitos da UTI Adulto do hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) foram ligados agora a duas Centrais de Monitoramento, montadas nos postos de enfermagem do andar. A medida trouxe mais segurança para o paciente e mobilidade para a equipe assistencial.
Foto: Flávio Renan Durand Rosa, enfermeiro assistencial, conferindo os sinais vitais via monitor.
O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Universitário de Santa Maria está operando em um novo prédio – anexo ao hospital. A Central de Laboratório está instalada em uma área de 3.233m², que tem o triplo de tamanho em relação ao espaço anterior.
Os pacientes ambulatoriais também já estão realizando a coleta de exames (sangue, urina, fezes etc) no prédio da Central de Laboratórios. No HUSM – onde o serviço funcionou por cerca de 40 anos – seguem as coletas apenas para os pacientes com dificuldade de locomoção e o agendamento dos exames. Por dia, o Laboratório de Análises Clínicas realiza cerca de 500 atendimentos, mais da metade deles de pacientes não internados, em atendimento ambulatorial.
A obra de construção da Central de Laboratórios iniciou em 2017 e foi entregue em 2021. A transferência dos setores ocorreu por etapas. O primeiro serviço a ocupar a nova área foi o de Biologia Molecular – responsável, entre outras funções, pelo teste de PCR para diagnóstico de Covid-19 -, transferido ainda durante a pandemia. No início do ano, os profissionais responsáveis pelas áreas de Imunofenotipagem, citogenética, Laboratório de Carga Viral/CD4 do HIV ocuparam o segundo piso. De 12 a 16 de setembro os laboratórios de Imunoquímica e Hematologia foram instalados. No final de setembro, ocorreu a última etapa, com a transferência dos laboratórios de Microbiologia e Micologia.
UTI Neonatal conta com tecnologia de ponta para tratamento de bebês com retinopatia da prematuridade - Dentre as doenças que podem acometer bebês que nascem antes das 40 semanas de gestação está a Retinopatia da Prematuridade (ROP) – considerada uma das maiores causas de cegueira infantil na América Latina. Uma doença oftalmológica que pode passar despercebida, justamente porque não apresenta sinais, até que esteja em estágio avançado. O Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) adquiriu um aparelho para aplicação de laser nos recém-nascidos diagnosticados com retinopatia da prematuridade grave. Na maioria dos casos, uma única aplicação do laser é capaz de impedir a perda de visão da criança.
Os bebês internados na UTI Neonatal do HUSM – nascidos ou não no hospital universitário – contam, desde o mês de setembro, com um equipamento de laser com tecnologia atual e moderna. O aparelho – avaliado em R$ 230 mil – foi adquirido com recursos destinados pela Justiça Federal.
Foto: Aline Reetz Conceição, médica oftalmologista do HUSM, especialista em retinopatia da prematuridade.
HUSM terá usina solar fotovoltaica - O Hospital Universitário de Santa Maria colocará em funcionamento sua primeira Usina Fotovoltaica para captação de energia solar. Com ela e com a substituição de mais de 5 mil lâmpadas florescentes por LED, o hospital espera reduzir até 12% o valor pago na conta de energia elétrica.
Os primeiros passos em direção à eficiência energética começaram em 2018/2019, quando a Gerência Administrativa tomou conhecimento de um projeto da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para grandes unidades consumidoras, preferencialmente, filantrópicas e públicas. Após, foram preenchidos formulários com dados da infraestrutura, confirmado o interesse da instituição em participar do projeto de eficiência da concessionária de energia.
No ano seguinte, após passar pela fase de avaliação e ser selecionado, a concessionária fez uma visita ao hospital para dimensionar o investimento a ser realizado em placas e inversores solares e lâmpadas LED.
Em meados de 2021, começou a instalação das placas para captação de energia solar no telhado de três prédios que compõem o complexo hospitalar (LAC, Central de UTIS e Psiquiatria) – identificados como os locais com maior incidência solar. Um total de 796 painéis e três inversores – para fazer a interface com a rede - foram instalados.
Husm realiza transplante inédito de medula entre doador e receptor parcialmente compatível - A equipe do Centro de Transplante de Medula Óssea (CTMO) do Hospital Universitário de Santa Maria realizou, pela primeira vez, na manhã de hoje (18), um transplante haploidêntico. Nessa modalidade de transplante, doador e receptor são 50% compatíveis. O procedimento durou cerca de 4h – entre coleta da medula da doadora e infusão no paciente. Pai e filha passam bem.
Foto: O médico Gustavo Brandão Fischer e a parte da equipe assistencial que realizou o procedimento.
Cirurgia inédita remove tumor de quase 2kg de criança - 13 médicos se revezarem, durante 8h, para realizar a cirurgia para a remoção de um Tumor de Wilms (tumor renal) em uma criança de 6 anos. A equipe da Cirurgia Pediátrica realizou a nefrectomia, para a retirada do tumor. Na sequência, profissionais da cirurgia vascular isolaram a veia cava inferior para proceder o ressecamento. Os médicos removeram um tumor de 1,7 kg. A criança foi para UTI Pediátrica, onde permaneceu 24h horas entubada. Três dias depois, já estava de volta ao leito no CTCriac na companhia dos familiares e aos cuidados da equipe assistencial.
Transferência da UCI para área nova - Quase um ano após a transferência dos leitos da UTI Covid para a Central de UTIs, foi concluído o processo de transferência com o transporte dos pacientes internados na Unidade de Cardiologia Intensiva (UCI), até então em funcionamento no 5º andar do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM).
A transferência envolveu médicos, residentes, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem. Apesar de dois, dos seis pacientes, estarem em estado bastante grave, não houve nenhuma intercorrência.
Com a transferência da UCI, a Central de UTIs totalizou 50 leitos: UTI Adulto e Cardiológica (14), UTI Covid (10), UTI Pediátrica (6) e UTI Neonatal (20).